Brilho, câmera, ação: Festival de Cannes começa nesta terça-feira
É hora de afiar os olhos para o espetáculo cinematográfico mais esperado do ano! O 77º Festival de Cannes levanta suas cortinas nesta terça-feira (14), prometendo 12 dias de pura magia cinematográfica. Prepare-se para ser transportado para um universo onde as estrelas de Hollywood caminham pelo tapete vermelho, enquanto os filmes mais cobiçados competem pela aclamada Palma de Ouro. Neste ano, o festival promete surpreender com uma seleção diversificada de mais de 50 filmes, cada um representando o melhor da criatividade e da excelência cinematográfica. Das produções exibidas, 20 serão destacadas na corrida pela Palma de Ouro, um reconhecimento invejável na indústria do cinema.
Além das projeções cinematográficas, o festival apresenta um caldeirão de eventos imperdíveis, desde mostras e exposições até homenagens aos grandes nomes do cinema. É um verdadeiro playground para os amantes da sétima arte, onde diretores, produtores e distribuidores se reúnem para celebrar e negociar os futuros sucessos. Para os jornalistas e críticos, Cannes oferece uma oportunidade única de assistir em primeira mão a filmes que provavelmente dominarão as manchetes ao longo do ano. É uma janela exclusiva para descobrir as pérolas do mundo cinematográfico antes que o público em geral tenha a chance.
Curioso sobre os filmes que estão na disputa pela cobiçada Palma de Ouro este ano? Aqui está uma amostra do que você pode esperar:
- “Le Deuxième Acte”, de Quentin Dupieux
- “The Apprentice”, de Ali Abbassi
- “Motel Destino”, de Karim Aïnouz
- “Bird”, de Andrea Arnold
- “Emilia Perez”, de Jacques Audiard
- “Anora”, de Sean Baker
- “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola
- “The Shrouds”, de David Cronenberg
- “The Substance”, de Coralie Fargeat
- “Grand Tour”, de Miguel Gomes
- “Marcello Mio”, de Christophe Honoré
- “Feng Liu Yi Dai”, de Jia Zhang-ke
- “All We Imagine as Light”, de Payal Kapadia
- “Kinds of Kindness”, de Yorgos Lanthimos
- “L’Amour Ouf”, de Gilles Lelouche
- “Diamant Brut”, de Agathe Riedinger
- “Oh Canada”, de Paul Schrader
- “Limonov – The Ballad”, de Kiril Serebrennikov
- “Parthenope”, de Paolo Sorrentino
- “Pigen Med Nalen”, de Magnus Von Horn
Todo ano, o festival reúne um júri de elite composto por profissionais da indústria cinematográfica, liderado por uma figura de destaque no cenário cinematográfico global. Na 77ª edição, o posto de presidente do júri é ocupado por ninguém menos que Greta Gerwig, diretora de “Barbie” e “Adoráveis Mulheres”. Ela lidera um painel de especialistas de renome, cada um trazendo sua própria perspectiva única para a mesa. Entre os membros do júri deste ano, destacam-se Ebru Ceylan, roteirista e fotógrafa turca; Lily Gladstone, talentosa atriz norte-americana; Eva Green, ícone da tela francesa; Nadine Labaki, estrela do cinema libanês; Juan Antonio Bayona, visionário diretor, produtor e roteirista espanhol; Pierfrancesco Favino, aclamado ator italiano; Kore-Eda Hirokazu, mestre da direção japonesa; e Omar Sy, carismático ator e produtor francês.
A cerimônia de premiação dos filmes em competição na Seleção Oficial do Festival de Cannes está programada para o dia 22 de maio. Será uma noite repleta de emoção, suspense e, é claro, celebração do talento excepcional que brilhou nas telonas de Cannes durante todo o festival. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do Festival de Cannes pelo YouTube, tanto em francês, como em inglês.
COMENTÁRIOS