Seja bem vindo
Nova Andradina,27/05/2024

  • A +
  • A -

Pepe Mujica anuncia que está com câncer no esôfago

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Pepe Mujica anuncia que está com câncer no esôfago

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, que tem 88 anos, anunciou nesta segunda-feira (29), em entrevista à imprensa, que foi diagnosticado com um tumor no esôfago – órgão que conecta a faringe e o estômago.



Mujica informou que a descoberta ocorreu na semana passada, após um check-up médico, e o que o tratamento ainda está sendo definido, já que ele possui uma doença imunológica que comprometeria a aplicação de quimioterapia.



"Na sexta-feira passada fui ao Casmo [hospital] fazer um check-up, e resulta que se descobriu que tenho um tumor no esôfago, que é algo obviamente muito complicado, e duplamente complexo, no meu caso, que tenho uma doença imunológica há mais de 20 anos, que me afetou, entre outras coisas, os rins, o que cria óbvias dificuldades para técnicas de quimioterapia ou cirurgia. Tudo isso os médicos estão avaliando, fazendo análise celular para ver como segue essa história", afirmou o político, que presidiu o Uruguai entre de 2010 a 2015.



Nos anos 1970, Mujica foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, na luta contra a ditadura no Uruguai, e ficou preso por 12 anos, entre 1973 a 1985, sendo submetido a tortura e passando anos trancafiado em solitária.



Seu estilo austero e longe dos luxos típicos da política, o fizeram ganhar notoriedade e admiração internacional, até mesmo de opositores. Ele vive em uma pequena propriedade rural nos arredores de Motevidéu e dirige um fusca de 1987.



"Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Dessa vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece", disse nesta segunda.



“Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas”, prosseguiu Mujica.  



"Quero transmitir às meninas e aos meninos do nosso país que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho", destacou.



Repercussão



Em postagem nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade ao amigo.







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login