Publicado em 7 de Outubro de 2019 | 07h42m

Sexo, amor e pancadão. O QUE TEM ROLADO NAS LETRAS DAS MÚSICAS BRASILEIRAS?

O (M)Dados fez um levantamento das canções mais tocadas no Brasil em 2019 e verificou as palavras mais usadas pelos autores nacionais. Confira!


Lorena Gomes



Qual o gênero musical de maior sucesso no Brasil? O que as faixas mais tocadas no país têm em comum? É verdade que o sertanejo fala mais em bebida e o funk em sexo? O (M)Dados analisou todas as canções brasileiras que aparecem nos rankings semanais das 50 mais reproduzidas no Spotify brasileiro de 1º de janeiro a 16 de agosto deste ano (https://spotifycharts.com/viral/br/weekly/latest) para responder essas e outras perguntas. Veja o resultado!

Entre as 410 músicas que apareceram pelo menos uma vez nas listas, 241 são brasileiras, 137 de língua inglesa e 30 em espanhol. As outras duas são instrumentais.

Além de figurarem em mais da metade do total, as músicas em português tendem a permanecer por um maior período entre as favoritas. Elas ficam em média 3,99 semanas no ranking, enquanto as em inglês aparecem durante 2,76 semanas, e as em espanhol, 1,86 semana.

Entre as músicas nacionais consideradas, a campeã de aparições é Lençol Dobrado, de João Gustavo & Murilo, que ficou por 22 semanas nas listas das 50 mais tocadas no Spotify. Em seguida, estão A Casa é Sua, de Casa Worship (19 semanas); Malemolência, de Dynho Alves (18); Evoluiu, do MC Kevin O Chris (15); e Vai Menina, do DJ Pedro Sampaio (14).

A análise das letras das canções nacionais trouxe algumas revelações interessantes. As palavras mais usadas nos hits brasileiros são: “amor” (presente em 78 faixas), “gente” (60), “mundo” (52), “dia” (48), “coração” (47), “tempo” (47), “cima” (31), “lado” (31), “jeito” (29) e “noite” (28).

O GÊNERO MAIS TOCADO É…

O funk reina absoluto entre os hits brasileiros no Spotify. São 76 músicas do gênero entre as 241 nacionais campeãs em execução. Em seguida, vêm o rap (40), o pop (36) e o sertanejo (34). Os outros estilos não emplacaram mais do que 10 faixas.

Entretanto, são as nove músicas de forró que permaneceram por mais tempo entre as 50 virais do Spotify. Cada uma ficou, em média, 6,2 semanas no topo. Em seguida, apareceram as canções religiosas (5,55) e as sertanejas (4,68). As faixas de funk ficaram, em média, 4,46 semanas entre as mais tocadas.

 

Metrópoles 


  •  






COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE