Publicado em 14 de Fevereiro de 2019 | 10h17m

Escola Anglo de Nova Andradina apresenta 'Soroban'. Ginástica para o cérebro


Angelo Terto



Nos dias 11 e 12 de fevereiro, aconteceu a primeira Reunião de Pais e Mestres da Escola Anglo de Nova Andradina. Esse primeiro contato do ano é de extrema importância para aproximar a família da escola, para conhecimento dos professores da turma que o filho irá estudar nesse ano letivo e também para saber das normas e combinados do ano em andamento.

Na ocasião também foi apresentado sobre o SUPER CÉREBRO, novo Método Educacional que será desenvolvido na escola. Método Educacional esse que trabalha com o Soroban ( ábaco japonês) e jogos de tabuleiros. Esse método desenvolve as Competências Cognitivas (memória, concentração, cálculo mental e raciocínio lógico) e Desenvolvimento Socioemocional (liderança, estratégia, sociabilidade e cooperativismo).

A reunião aconteceu no primeiro momento na quadra da escola e depois passou para as salas com a conversa direta com os professores.

Soroban (そろばん) é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento para cálculo profissional e prático. Ele foi inventado na China onde se chamava suanpan, e foi levado para o Japão em torno de 1600.

SOROBAN – A ARTE DE CALCULAR COM ÁBACO JAPONÊS - Foto: Divulgação

O Soroban é um aparelho bastante simples, constituído de hastes e contas, presos em uma moldura. Existem diferentes tipos de ábacos, que datam 400 anos antes de cristo. Ele foi utilizado bastante no Egito, Roma, Grécia, Índia e outras antigas civilizações.

Com o tempo, diferentes aprimoramentos foram feitos nessa ferramenta de cálculo feita de pedras e madeira até chegar no soroban que estamos escrevendo hoje.

A palavra soroban [算盤] é derivada do ideograma [算] que significa calcular, adivinhar, números e probabilidades, junto do ideograma [盤] que significa bandeja, tigela rasa, travessa, placa e coisas similares.

 









COMENTÁRIOS

PUBLICIDADE